MotoGP

MotoGP Rep. Checa: jogada de mestre para Márquez

newsletter

pub

06 / agosto, 2017

Marc Márquez amplia liderança do Mundial após uma vitória merecida em Brno.

O Mundial de Velocidade regressou após o período de férias, para assistirmos a novo triunfo de Marc Márquez, o mesmo homem que tinha partido para a interrupção estival com uma vitória na Alemanha e no comando do campeonato.
Hoje, à partida para a segunda metade da temporada, o Grande Prémio da República Checa, em Brno, os quatro primeiros estavam separados por somente 10 pontos, com Márquez 5 pontos na frente de Viñales, a 6 de Dovizioso e a 10 de Rossi, mas as condições meteorológicas vieram complicar as estratégias de corrida.
Partindo-se para a corrida de MotoGP com a pista molhada mas o sol a brilhar, num traçado que seca rapidamente, todo o pelotão saiu com pneus de chuva, embora, no pit lane, as equipas preparassem já as motos equipadas com pneus slicks. Marc Márquez, a sair da pole position, fez um arranque canhão e foi o primeiro líder, apenas por ser, logo em seguida, ultrapassado por um surpreendente Jorge Lorenzo, a correr com os novos apêndices aerodinâmicos no interior da carenagem da sua Ducati – ao contrário de Dovizioso, que corria com a Desmosedici “normal”.


Muito depressa o pelotão percebeu que as condições da pista, a secar rapidamente, não iriam permitir que a corrida se decidisse com pneus de chuva, e o mais rápido a reagir foi Marc Márquez mal estavam cumpridas duas voltas, entrando na box para trocar para a segunda moto, com slicks. Num erro crasso de estratégia, Rossi, que seguia atrás de Lorenzo, vindo depois a passá-lo, ficou em pista mais duas voltas e, quando regressou, era tarde para apanhar Márquez.

O Campeão do Mundo conseguiu uma vantagem enorme com a sua entrada adiantada, acabando por conquistar uma vitória importante, com o seu companheiro de equipa, Dani Pedrosa, a terminar em 2º lugar a 12,4s, com Maverick Viñales a recuperar de um início de corrida difícil rumo ao 3º posto. Quem fez também uma grande recuperação após o seu erro estratégico foi Valentino Rossi, minimizando os estragos com um esforçado 4º posto, batendo Cal Crutchlow já perto do final, enquano outro dos homens da frente, Andrea Dovizioso, fez o mesmo ao assegurar o 6º lugar.
Danilo Petrucci foi o 7º, na frente da Aprilia de Aleix Espargaró, enquanto o seu irmão mais novo, Pol, levava a KTM ao seu primeiro top 10 em MotoGP, com o 9º lugar na frente de Jonas Folger. Quanto a Lorenzo, após o início de corrida fulgurante, nunca esteve ao mesmo nível com a segunda moto, terminando no último lugar pontuável, o 15º posto.
Com este resultados, Marc Márquez refoeça a sua liderança num campeonato que continua bastante renhido, estando agora com 14 pontos de vantagem sobre Viñales, 21 sobre Dovizioso e 22 na frente de Rossi, com Pedrosa em 5º a 31 pontos do seu companheiro de equipa.
O Mundial de Velocidade regressa já no próximo fim de semana com o G.P. da Áustria no Red Bull Ring, em Spielberg.

Classificação MotoGP - corrida
1º Marc Márquez (Honda)
2º Dani Pedrosa (Honda)
3º Maverick Viñales (Yamaha)
4º Valentino Rossi (Yamaha)
5º Cal Crutchlow (Honda)
6º Andrea Dovizioso (Ducati)
7º Danilo Petrucci (Ducati)
8º Aleix Espargaró (Aprilia)
9º Pol Espargaró (KTM)
10º Jonas Folger (Yamaha)

Campeonato – MotoGP
1º Marc Márquez (Honda), 154 pontos
1º Maverick Viñales (Yamaha), 140 pontos
2º Andrea Dovizioso (Ducati), 133 pontos
3º Valentino Rossi (Yamaha), 132 pontos
5º Dani Pedrosa (Honda), 123 pontos
6º Johann Zarco (Yamaha), 88 pontos
7º Jonas Folger (Yamaha), 77 pontos
8º Danilo Petrucci (Ducati), 75 pontos
9º Cal Crutchlow (Honda), 75 pontos
10º Jorge Lorenzo (Ducati), 66 pontos

pub

Destaques

MotoGP ver mais
MotoGP ver mais
MotoGP ver mais
MotoGP ver mais
MotoGP ver mais
MotoGP ver mais